sexta-feira, 12 de março de 2010

DETIDO PORTANDO ARMA DE FOGO

Por volta das 06:00 horas do dia 10FEV10, na Rua José Eduardo de Freitas, Bairro São José, na Cidade de Buíque, foi detido por Policiais Militares e conduzido à DP local IRAILTON ADETUDA BARBOSA, alcunha DIABO LOUCO, 26 anos, residente na referida rua, nº 102, naquela cidade, com o qual foi apreendida uma espingarda do tipo soca-soca, que foi entregue na Delegacia juntamente com o infrator, onde o mesmo foi autuado em flagrante.

quinta-feira, 11 de março de 2010

A LIÇÃO DO MÁRMORE;

No museu de fama internacional, o piso totalmente coberto por belíssimos azulejos de mármore recebia as visitas todos os dias, especialmente para admirarem uma estátua, toda em mármore, enorme, exibida no meio do salão de entrada. Pessoas do mundo inteiro vinham admirá-la. Os mais entendidos se detinham a observar a perfeição dos seus traços. Os românticos falavam da suavidade das linhas, mas todos, sem exceção, elogiavam a sua beleza. Certa noite, os pisos de mármore começaram a falar e reclamar com a estátua: Estátua, isto não está certo. Absolutamente, não! As pessoas vêm, pisam e pisam em nós só para admirar você. Ninguém olha para nós e muito menos se dá conta de que também temos a nossa beleza. Isto não é justo. Meu querido amigo, piso de mármore, você ainda se lembra de quando eu e você estávamos na mesma caverna? Perguntou a estátua. Sim! É por isso que eu acho tudo muito injusto. Nós nascemos da mesma caverna e agora recebemos tratamento tão diferente. Não é justo! - chorou novamente o piso. A estátua continuou a explicar: Então, você ainda se lembra do dia em que o artista tentou trabalhar em você, mas você resistiu bravamente às ferramentas? Sim, claro que me lembro. Odiei aquele sujeito! Como pôde ele usar aquelas ferramentas em mim? Doeu demais! Isso é certo! Ele não pôde trabalhar nada em você, porque você resistiu à sua ação. Quando ele desistiu de você, veio para mim. Eu era um bloco de mármore sem forma. Em vez de resistir como você, imediatamente soube que ele me tornaria algo diferente. Não resisti. Agüentei todas as ferramentas dolorosas que ele usou em mim. O piso resmungou alguma coisa e a estátua concluiu: Meu amigo, há um preço para tudo na vida. Nem sempre é fácil. Às vezes é muito difícil e doloroso. Mas temos que aprender e suportar os sofrimentos, procurando crescer e aprender para nos transformar em algo mais belo.

* * * Assim como o piso de mármore, somos nós, quase sempre. Resistimos e nos rebelamos contra tudo o que nos signifique disciplina, ordem, sacrifício. Preferimos as coisas fáceis, que não requeiram esforço, nem perseverança. Entretanto, para que burilemos o Espírito é imperioso que nos amoldemos ao martelo da dor, nos dobremos às leis da disciplina e obedeçamos à ordem. O cinzel e todas as demais ferramentas do escultor são, na vida, os conselhos dos mais experientes, as exigências dos nossos pais, professores e chefias que, em verdade, somente desejam que nos tornemos criaturas melhores, produzindo o bem.
* * * Pense nisso! O fogo é altamente benéfico ao homem. Graças a ele, a alimentação e o abrigo lhe são garantidos. Instrumentos de beleza nele se forjam. No entanto, se deixado à solta, consome o que existe em seu caminho, semeando destruição. Assim o Espírito, para evoluir, necessita dos instrumentos da disciplina e da ordem, que lhe direcionam as energias no caminho estreito do dever, impulsionando-o ao aperfeiçoamento das linhas brutas da ignorância.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Palestra - Patrulha Escolar;

Atendendo a solicitação da direção da Escola Municipal Freire Filho, no Bairro São Geraldo, policiais militares da Patrulha Escolar do 3º BPM realizaram uma palestra sobre “Violência doméstica – Lei 11.340”. Foi apresentado um resumo da vida da mulher, exemplo de perseverança, “Maria da Penha”, que lutou por quase vinte anos para ver o homem a deixou paraplégica condenado pela Justiça. No final os alunos fizeram perguntas relacionadas ao tema.

PORTE ILEGAL DE ARMA EM MANARI-PE

Por volta das 19:30 horas do dia 09FEV10, no Sítio Laje Vermelha, Zona Rural do Município de Manari, foi detido por Policiais Militares e conduzido à DP da Cidade de Arcoverde CÍCERO JOSÉ DOS ANJOS, 33 anos, residente naquele sítio, o qual ameaçou de morte a Sr.ª Cícera Ferreira da Silva, 34 anos, também residente naquele sítio. Com o acusado foi apreendido um revólver Taurus calibre 38 com cinco munições do mesmo calibre intactas, os quais foram entregues na Delegacia Municipal de Arcoverde onde o acusado foi autuado em flagrante delito.

terça-feira, 9 de março de 2010

DETIDO POR PERTURBAÇÃO DE SOSSEGO PÚBLICO EM BUÍQUE-PE


Por volta das 22:45 horas do dia 08FEV10, na Rua Maria Amália, Bairro Frei Damião, na Cidade de Buíque, foi detido por Policiais Militares e conduzido à DP local EDILSON DE ALMEIDA ARAÚJO, 21 anos, residente naquelele endereço, o qual após ingerir bebida alcoólica estava com o som de uma bicicleta ligado em alto volume perturbando o sossego público.

PRESO ARROMBADOR DE CONCESSIONÁRIA EM ARCOVERDE


Por volta das 02:30 horas do dia 08FEV10, na Concessionária LOVEL, localizada na Avenida José Bonifácio, Bairro São Cristóvão, na Cidade de Arcoverde, foi detido por Policiais Militares e conduzido à DP local EDVALDO FERREIRA DOS ANJOS, 20 anos, de endereço não informado, o qual entrou por meio de arrombamento no escritório daquela empresa. O mesmo conduzido à DP local para as providências cabíveis.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Homenagem às Mulheres Policiais;

Em 1983 foi realizado o primeiro concurso admitindo mulheres na Polícia Militar de Pernambuco. Desde então o percentual de policiais femininos só tem aumentou, estando atualmente em cerca de 10% do efetivo total. Em nosso 3º BPM elas se destacam positivamente nos mais diversos serviços. Seja no âmbito operacional ou administrativo provam que vieram pra ficar. Por sua competência, força, singeleza e coragem é que as parabenizamos e, por elas, todas as mulheres neste “08 de março de 2010”.

RECEITA DE MULHER











Composição: Juraildes da Cruz



A mulher pra ser mulher

Não precisa desfilar na passarela

Mas sendo cheirosa, ajeitada

Eu tiro o chapéu pra ela



Se tiver o pé de anjo,

O cheiro de fruta, a pele macia

Se for manhosa, fogosa, carinhosa

Umbigo redondo e fundo

Que é pra beber água fria



Se tiver cintura de violão

A pisada leve que nem toca no chão

A boca de mel da cor de cereja

Que quando beija lampeja

E massageia o coração



Se tiver o sorriso de marfim

Tornozelo fino, ser dona do nariz

Os cabelos grandes, a palavra boa

Perfil de patroa e princesa que pede bis



Se tiver os olhos de lua cheia

No pé das orêia penuge de cana nova

Tem que ter bondade, sorriso que ilumina

Sonho de menina que todo dia renova



E o homem tem que ser homem,

Pra merecer

pois o homem só será

se a mulher deixar nascer.

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Por ironia do destino, a mulher mais guerreira do nosso sertão nasceu no dia 8 de março. Não ficou conhecida por ser carinhosa, sutil muito menos por ser delicada. Entrou para história como uma mulher guerreira, de armadura sertaneja para batalhas impiedosas no torrão. Maria Bonita, o ícone da mulher nordestina!
Foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros. Assim foi Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita. Nasceu em uma pequena fazenda em Santa Brígida, Bahia e filha de pais humildes Maria Joaquina Conceição Oliveira e José Gomes de Oliveira, Maria Bonita casou-se muito jovem, aos 15 anos. Seu casamento desde o início foi muito conturbado. José Miguel da Silva, sapateiro e conhecido como Zé Neném vivia às turras com Maria. O casal não teve filhos. Zé era estéril.
A cada briga do casal, Maria Bonita refugiava-se na casa dos pais. E foi, justamente, numa dessas “fugas domésticas” que ela reencontrou Virgulino, o Lampião, em 1929. Ele e seu grupo estavam passando pela fazenda da família. Virgulino era antigo conhecido da família Oliveira. Esse trajeto era feito com freqüência por ele. Era uma espécie de parada obrigatória do cangaceiro.
Os pais de Maria Bonita gostavam muito do “Rei do Cangaço”. Ele era visto com respeito e admiração pelos fazendeiros, incluindo Maria. Sem querer a mãe da moça serviu de cupido entre ela e Lampião. Como? Contando ao rapaz a admiração da filha por ele. Dias depois, Lampião estava passando pela fazenda e viu Maria. Foi amor à primeira vista. Com um tipo físico bem brasileiro: baixinha, rechonchuda, olhos e cabelos castanhos Maria Bonita era considerada uma mulher interessante. A atração foi recíproca. A partir daí, começou uma grande história de companheirismo e (por que não!) amor.
Um ano depois de conhecer Maria, Lampião chamou a “mulher” para integrar o bando. Nesse momento, Maria Bonita entrou para a história. Ela foi a primeira mulher a fazer parte de um grupo do Cangaço. Depois dela, outras mulheres passaram a integrar os bandos.
Maria Bonita conviveu durante oito anos com Lampião. Teve uma filha, Expedita, e três abortos. Como seguidora do bando, Maria foi ferida apenas uma vez. No dia 28 de julho de 1938, durante um ataque ao bando um dos casais mais famosos do País foi brutalmente assassinado. Segundo depoimento dos médicos que fizeram a autópsia do casal, Maria Bonita foi degolada viva.Publicado originalmente no blog PALAVRAS DO SERTÃO

ASSALTANTES PRESOS EM MANARI-PE

Por volta das 06:00 do dia 07FEV10, no Sítio Melancia, Zona Rural do Município de Manari, foram detidos por Policiais Militares e conduzidos à DP da Cidade de Arcoverde, ELDO TEIXEIRA DA SILVA, alcunha VÉI NEM, 25 anos, residente no Sítio Melancia, naquele município, e ADEILTON DE JESUS SILVA, alcunha NENZIM, 29 anos, residente na Agrovila IV, Município de Ibimirim, os quais são acusados de terem praticado um assalto no Sítio Melancia no dia 03 do corrente mês, sendo apreendido com os mesmos dois revólveres calibre 38, que foram entregues na Delegacia Municipal, para as providências cabíveis.

PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Por volta das 23:00 horas do dia 07FEV10, na Avenida José de Oliveira Calado, Bairro São Cristóvão, na Cidade de Arcoverde, foi apreendido por Policiais Militares e conduzido à DP local um adolescente com 16 anos de idade, residente nesta cidade, o qual estava portando ilegalmente um revólver calibre 22, que foi apreendido e entregue na Delegacia Municipal, para as providências cabíveis.

domingo, 7 de março de 2010

Moto Sem Documentos Exigidos Por Lei;

Por volta das 10:00 horas deste dia 06 de março de 2010, na Rua dos Currais, na Cidade de Sertânia, foi detido por Policiais Militares e conduzido à DP local EDUARDO QUINTINO DE ALMEIDA, 46 anos, residente na Rua Alto da Saudade, n° 70, naquela cidade, o qual estava conduzindo a motocicleta Yamaha, de placa 4041-RN, sem possuir os documentos exigidos por Lei. A referida motocicleta foi apreendida e entregue na Delegacia Municipal, para as providências cabíveis.

Veículo Com Queixa de Furto;

Por volta das 18:10 horas deste dia 06 de março de 2010, na Cidade de Arcoverde, foi detido por Policiais Militares e conduzido á DP local JOSÉ IVANILDO DE OLIVEIRA ALMEIDA, 45 anos, residente no Município de Pesqueira, o qual após ingerir bebida alcoólica conduzia o veículo Siena, de placas KGT 1370-PE, o qual foi apreendido por existir queixa de furto, sendo entregue na Delegacia Municipal, para as providências cabíveis.