quarta-feira, 14 de julho de 2010

Palestras em Escolas Púbicas

No dia 05 de Julho do corrente, deu-se início ao ciclo de palestras, ministradas por Oficiais e Praças do 3º BPM, tendo como público alvo, alunos da rede pública estadual e municipal, com o objetivo de auxiliar na educação de crianças e adolescentes, os quais recebem conhecimentos como: o combate às drogas, violência (ECA e lei Maria da Penha), vandalismo, noções básicas de trânsito, respeito, cidadania e segurança. Em primeiro momento, os discentes fazem parte do PETI/ Arcoverde, localizado no interior desta OME, ressaltando também que tais apresentações são ministradas na sala de aula do Batalhão de Arcoverde, nos turnos da manhã e tarde.

Cap Amintas - P3/3ºBPM.

Moto Recuperada

Por volta das 06:00 horas do dia 13 de julho de 2010, na COHAB II, próximo a Granja Nossa Senhora Aparecida, na Cidade de Arcoverde, foi localizada por Policiais Militares e entregue na DPOL local, a motocicleta HONDA/TITAN 150, cinza, 2007, placa KLS 4597, a qual havia sido tomada de assalto por dois elementos armados nas proximidades do Terminal Rodoviário desta cidade, pertencente ao popular EDJAIR DA SILVA, 29 anos, residente na rua Nilo Claudino Felipe, São Cristóvão.

Direção Perigosa

Por volta das 19:50 horas do dia 13 de julho de 2010, na Rua El Salvador, bairro JK, na Cidade de Arcoverde, foi detido por Policiais Militares e conduzido a DPOL local, MARCELO ANTÔNIO DOS SANTOS, residente no mesmo endereço, o qual praticava direção perigosa naquela localidade, com o veiculo MONZA, placa HTX 7287 sem está devidamente licenciado e sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, tendo o referido veículo, sido recolhido ao DETRAN local.

Violência Contra a Mulher

Por volta das 14:15 do dia 13 de julho de 2010, na Rua Ulisses de Brito, São Cristóvão, na Cidade de Arcoverde, foi detido por Policiais Militares e conduzido a DP local, ELIOSVALDO DA SILVA, 53 anos, residente No mesmo endereço, o qual tentou forçar uma senhora a praticar sexo com o mesmo, alem de agredi-la fisicamente. O acusado foi autuado em Flagrante Delito e em seguida recolhido ao Presídio Adv. Brito Alves em Arcoverde.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Relatório Preliminar de CVLI - de 01 à 11 de julho;

O Homem Certo;

Embora digamos o contrário, ainda guardamos n’alma muito preconceito. Preconceito de raça, de cor, de religião. Costumamos catalogar as pessoas pela forma como se vestem, como se sentam, como falam. Quem trabalha com voluntários, já deve ter se surpreendido, mais de uma vez, com resultados de pessoas que pareciam, a princípio, totalmente inadequadas. A psiquiatra Elisabeth Klüber-Ross narra uma das suas mais positivas experiências. Ela fora chamada à casa de um homem para uma consulta. Largado em uma cama, totalmente paralisado, incapaz de falar, era um farrapo humano. Através de um quadro de fala que utiliza para se comunicar com doentes que não conseguem se expressar, a doutora soube do seu drama. Segundo ele, a esposa estava tentando se livrar dele. Há quatro anos cuidava dele e agora estava fazendo arranjos para o mandar a um hospital. Ele sabia que tinha poucas semanas de vida. Durante 4 anos ele viu os seus filhos crescerem e isso lhe deu forças para suportar a doença. Queria que a doutora pedisse à esposa que agüentasse só mais algumas semanas. Ele prometia que morreria logo para não continuar a ser uma carga tão pesada para ela. Questionada, a esposa, em lágrimas, confessou que estava procurando um internamento, sim. Ela não suportava mais. Estava no fim da sua força física. Precisava de um homem, dizia. Um homem forte que pudesse ficar com seu marido das 8 da noite às 8 da manhã, para que ela pudesse dormir. Todos os que já cuidaram de um paciente durante 24 horas por dia sabem que nenhum ser humano consegue fazer isso durante 4 anos, sem exaurir-se. De toda forma, a dra. Elisabeth pediu que ela tivesse paciência por 5 dias. Nesse período, dispunha-se a encontrar alguém para ajudar. Era preciso que fosse um voluntário. A família não tinha mais recursos. Nos dias que se seguiram, durante as suas aulas, a psiquiatra começou a procurar o homem ideal. O tempo estava se esgotando e só o que conseguiu foi um homem que ela achava extremista. Ele era cheio de manias. Alimentava-se somente de arroz integral e vegetais crus. Viajava de um lado a outro, à procura de gurus. Sentava-se todo encolhido. Enfim, nada que o credenciasse. Contudo, ele disse: "quero fazer esse tipo de trabalho."A doutora tentou assustá-lo: "estaria ele disposto a trabalhar 12 horas por dia?A cuidar de um homem que não consegue falar? Que não consegue escrever nem um bilhete? Dia e noite? Sem remuneração?" Ele aceitou todas as condições. Pois o voluntário que parecia tão estranho, não somente foi trabalhar para aquela família como fez o melhor trabalho que qualquer outro poderia ter feito. Durante as semanas que antecederam a morte do paciente, ele lhe preparou refeições especiais, massageou-lhe os pés, leu para ele. Realmente cuidou dele, com carinho, dedicação. Depois da morte do enfermo, ainda permaneceu na casa por mais duas semanas. Queria ter certeza de que a família ficaria bem.
***

Não se deixe enganar pelas aparências. Nem faça juízo precipitado de quem você não conhece. Permita que a pessoa possa demonstrar os tesouros que guarda na intimidade. Dê-lhe um espaço para o trabalho. Permita-lhe a floração. Se houver necessidade de uma poda, um pequeno arranjo, você poderá providenciar, na seqüência. Mas não abafe as sementes da bondade que desejam florescer e frutificar no coração das criaturas.

Veículo Recuparado Após Ser Tomado por Assalto;

Por volta das 11:40 horas do dia 11 de julho de 2010, na Rua Nilo Claudino Felipe, Bairro São Cristovão, na cidade de Arcoverde, foi vítima de assalto, o popular EDJAIR DA SILVA, 30 anos residente nesta cidade. A vítima foi surpreendida por dois elementos não identificados e armados, que anunciaram o assalto, levando a motocicleta HONDA/CG/TITAN 150, placa KLS-4597, os imputados fugiram pela estrada vicinal de acesso ao Distrito de Henrique Dias, tomando destino ignorado. Foram realizadas várias diligências culminando com a localização da citada motocicleta, nas proximidades da COHAB II.

Porte Ilegal de Arma de Fogo;

Por volta das 06:10 horas do dia 11 de julho de 2010, na Av. Almirante Tamandaré, Bairro São Cristovão, na cidade de Arcoverde, foi dado cumprimento a um Mandado de Busca e Apreensão na residência do popular ROMÃO MARIANO DE CARVALHO, 76 anos, residente na Av. Almirante Tamandaré, nº 271, Bairro São Cristovão, nesta cidade, onde foi apreendido um Revólver calibre 38. A arma e o acusado foram entregues na Delegacia para as providências cabíveis.

Furto e Porte Ilegal de Armas de Fogo;

Por volta das 01:10 horas do dia 11 de julho de 2010, na Rua José Pereira de Siqueira, Bairro Vila da Cohab, na cidade de Custódia, foi detido por Policiais Militares, NELSON BATISTA DE LIMA, 22 anos, residente no Sítio Mocó, Zona Rural de Custódia, o qual furtou um pneu do veiculo D-20 pertencente ao popular Israel Cícero Gomes Pereira, também residente naquela cidade, bem como, ainda foi apreendido na residência do acusado 01 (um) revolver calibre 38 e 01 (uma) espingarda de fabricação caseira. Todos os materiais apreendidos foram entregues na Delegacia juntamente com o acusado, onde o mesmo foi autuado em flagrante delito.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Apreensão de Armas e Munições em Buíque-PE;

Na manhã deste domingo dia 11 de julho de 2010, por volta das 09h30, policiais-militares da PATRULHA COMUNITÁRIA RURAL do 3º BPM, ao se encontrarem realizando rondas e abordagens no Povoado do Catimbau, zona rural de Buíque-PE, depararam-se com o veículo caminhonete S-10, ano 1999/2000, placa KLS 5262 – PB, ocupada pelo Sr. José Leão Cavalcante, 57 anos, divorciado, comerciante, residente à Rua Coronel João Malta, nº160 – Bairro Centro – Águas Belas – PE e pela Sra. Jenicleide de Oliveira, 20 anos, amasiada, do lar, moradora do mesmo endereço, onde ao ser realizada a abordagem, foram encontrados no interior do citado veículo, os materiais abaixo relacionados:

215 (duzentas e quinze) caixas de espoletas taquari, nº 5, amadeo rossi;
57 (cinqüenta e sete) caixas de espoleta CBC nº 56/8,45, tupan;
09 (nove) tabletes de espoleta plástica contendo 48 (quarenta e oito) unidades cada caixa;
04 (quatro) caixas de pólvora, CBC 219;
199 (cento e noventa e nove) tubos de pólvora rosa, Tupy Guarany;
17 (dezessete) tubos de pólvora verde, elephante;
15 (quinze) tubos de pólvora azul, faisão;
41 (quarenta e uma) unidades de cartucho, calibre 12, carregados de fábrica;
20 (vinte) unidade de cartuchos calibre 20, carregados de fabrica.
24 (vinte e quatro) unidades de cartuchos calibre 28, carregados de fabrica;
39 (trinta e nove) unidades de cartucho 28, metal, vazios;
18 (dezoito) unidades de cartuchos cal. 32, metal, vazios;
05 (cinco) unidades de cartuchos cal. 36, metal vazios;
36 (trinta e seis) unidades de cartuchos cal. 40, metal, vazios;
16 (dezesseis) unidades de cartuchos cal. 20, metal, vazios;
15 (quinze) unidades de munições intactas, cal. 38
08 (oito) unidades de munições intactas, cal. 32
100 (cem) unidades de munições intactas, cal. 22
110 (cento e dez) Kg de chumbo
733 (setecentos e trinta e três) papelotes contendo pólvora.
Além da importância de 8.368,00 (oito mil, trezentos e sessenta e oito reais) em espécie e dois talões de notas fiscais.

Diante do flagrante, os PMs componentes da citada guarnição, conseguiram através de levantamentos preliminares, informações dos imputados, os quais confessaram que comercializam artefatos para carregar armas de fogo e que no momento não portavam nenhuma delas, mas que possuíam algumas em um sítio de sua propriedade, na zona rural do município de Itaíba. De posse dessa informação e tendo em vista que os envolvidos já eram monitorados pela 2ª seção do 3º BPM, foi mantido contato com os agentes do Serviço de Inteligência do 9°BPM/Garanhuns-PE, onde foi deslocada uma equipe do GATI daquela Unidade, até o Sítio denominado Terra Dura (limite Águas Belas – Itaíba), município de Itaíba-PE, onde foram realizadas buscas, sendo encontrado no citado sítio, os seguintes materiais, adiantando que se encontrava na aludida residência a pessoa do Sr. Sabino Leite de Carvalho, de alcunha “negrão”:

01 (um) Revólver Taurus, cal. 38, n° 1921088;
01 (uma) Espingarda cal. 12, marca e número ilegíveis;
07 (sete) Cartuchos cal. 38 intactos;
09 (nove) Cartuchos cal. 12 intactos;
01 (um) Cartucho cal. 22 intacto;
256 (duzentos e cinqüenta e seis) Tubos de pólvora;
95 Kg (noventa e cinco) Quilogramas de chumbo.

Os envolvidos bem como os materiais apreendidos foram conduzidos, pela Patrulha Comunitária Rural/3º BPM e GATI do 9º BPM, para a Delegacia de Polícia Civil do Município de Arcoverde-PE, onde foram entregues, sendo que, as pessoas do Sr. José Leão Cavalcante e a Sra. Jenicleide de Oliveira, foram autuados em flagrante delito por porte ilegal de munições e posse ilegal de arma de fogo, e o Sr. Sabino liberado posteriormente por ter sido considerado testemunha do fato.

Porte Iligal de Armas;

Por volta das 21:00 horas do dia 09 de julho de 2010, no bar da “Saudade” localizado no Sítio Descobrimento, município de Arcoverde-PE, foi apreendido por Policiais Militares e conduzido à DP local, VALDEMAR CÍCERO DA SILVA, 62 anos, residente no mesmo endereço, o qual possuía ilegalmente em sua residência 02 revólveres, 01 espingarda Cal.32 e 03 espingarda soca-soca. O mesmo foi Autuado em Flagrante Delito.

Momento de Reflexão

AUXÍLIO MÚTUO

Em zona montanhosa, através de região deserta, caminhavam dois velhos amigos, ambos enfermos, cada qual a defender-se, quanto possível, contra os golpes do ar gelado, quando foram surpreendidos por uma criança semimorta, na estrada, ao sabor da ventania de inverno. Um deles fixou o singular achado e exclamou, irritadiço: Não perderei tempo. A hora exige cuidado para comigo mesmo. Sigamos à frente. O outro, porém, mais piedoso, considerou: Amigo, salvemos o pequenino. É nosso irmão em humanidade. Não posso, - disse o companheiro, endurecido -, sinto-me cansado e doente. Este desconhecido seria um peso insuportável. Temos frio e tempestade. Precisamos chegar à aldeia próxima sem perda de minutos. E avançou para diante em largas passadas. O viajor de bom sentimento, contudo, inclinou-se para o menino estendido, demorou-se alguns minutos colando-o paternalmente ao próprio peito e, aconchegando-o ainda mais, marchou adiante, embora menos rápido. A chuva gelada caiu, metódica, pela noite adentro, mas ele, amparando o valioso fardo, depois de muito tempo atingiu a hospedaria do povoado que buscava. Com enorme surpresa porém, não encontrou aí o colega que havia seguido à frente. Somente no dia imediato, depois de minuciosa procura, foi o infeliz viajante encontrado sem vida, numa vala do caminho alagado. Seguindo à pressa e a sós, com a idéia egoísta de preservar-se, não resistiu à onda de frio que se fizera violenta e tombou encharcado, sem recursos com que pudesse fazer face ao congelamento. Enquanto que o companheiro, recebendo, em troca, o suave calor da criança que sustentava junto do próprio coração, superou os obstáculos da noite frígida, salvando-se de semelhante desastre. Descobrira a sublimidade do auxílio mútuo... ajudando ao menino abandonado, ajudara a si mesmo. Avançando com sacrifício para ser útil a outrem, conseguira triunfar dos percalços do caminho, alcançando as bênçãos da salvação recíproca. * * * As mais eloqüentes e exatas testemunhas de um homem, perante o Pai Supremo, são as suas próprias obras. Aqueles que amparamos constituem nosso sustentáculo. O coração que amparamos constituir-se-á agora ou mais tarde em recurso a nosso favor. Ninguém duvide. Um homem sozinho é simplesmente um adorno vivo da solidão, mas aquele que coopera em benefício do próximo é credor do auxílio comum. Ajudando, seremos ajudados. Dando, receberemos: esta é a Lei Divina.


Direção Perigosa

Por volta das 22:00 horas do dia 09 de julho de 2010, na Av. Gerson Gonçalves de Lima, Bairro Macambira, na cidade de Custódia, foi apreendido por Policiais Militares e conduzido à DPOL local um adolescente de 17 anos, o qual conduzia perigosamente uma motocicleta CG/125/FAN de Cor Preta e placa KLW-1498, o infrator juntamente com a citada motocicleta foram encaminhados à DP para serem tomadas as providências cabíveis.