sexta-feira, 21 de maio de 2010

Amizade Se Escreve Assim;

Foi durante a Primeira Grande Guerra. Eles eram jovens e a amizade que os unia tinha a ver com alguns momentos de lazer, de música e, sobretudo, de sobrevivência. Ele não poderia esquecer que devia sua vida a um judeu alemão chamado Erik. Um ano mais velho que ele próprio, Erik ensinou Hans a tocar acordeão. Certo dia, o sargento entrou no alojamento perguntando quem tinha letra bonita. O capitão precisava que fossem escritas umas 12 cartas. Ele estava com reumatismo ou artrite ou algo parecido e não podia escrevê-las. Ninguém se voluntariou. Erik, no entanto, resolveu indicar o amigo. Falou que ele tinha caligrafia impecável. Em verdade, a capacidade de redação de Hans era reduzida. Mas ele escreveu as cartas, enquanto o restante dos homens entrava em combate. Nenhum deles voltou. O corpo de Erik foi encontrado em vários pedaços, numa colina cheia de relva. Hans guardou o acordeão do amigo e o levou consigo, durante toda a guerra. Ao regressar para casa, localizou a família de Erik para devolver o instrumento. A viúva não o quis. Olhar para o instrumento musical lhe trazia memórias ainda mais nítidas do tempo em que ela e o marido davam aulas de música. Hans tocou para ela, enquanto ela chorava, em silêncio. Num papel, Hans escreveu seu nome e endereço. Sou pintor profissional. Pinto seu apartamento de graça, quando a senhora quiser. Hans se foi, logo após descobrir que Erik deixara um filho pequeno de nome Max. Mais de 20 anos se passaram. Com a chegada da Segunda Guerra Mundial e a perseguição aos judeus, Max foi ocultado em um depósito por meses a fio, por um amigo alemão. Contudo, o perigo aumentava dia a dia. Era preciso sair dali. Max lembrou de Hans, o amigo de seu pai. E da promessa feita a sua mãe. Sim, ela nunca precisara da pintura no apartamento. Mas ele precisava de um abrigo. Um contato foi enviado ao endereço de Hans. Semanas depois, veio a informação: Hans ainda tocava acordeão, o do pai de Max. Não era filiado ao Partido Nazista. Era pobre, casado e tinha uma criança. Importante: ele lhe mandara um livro. Na capa interna, uma chave. A chave de sua casa. Assim, nas primeiras horas de uma madrugada silenciosa, na pátria do nazismo, um jovem judeu chegou à casa de Hans. Colocou a chave na fechadura, entrou na cozinha. Hans despertou. Desceu os degraus, no escuro. No escuro encontrou o jovem fugitivo. Fez-lhe café para aquecê-lo. Depois, o escondeu no porão. Era uma situação aflitiva. Assustadoramente aflitiva. Se Hans e a esposa fossem apanhados dando abrigo a um judeu, seriam presos, condenados, talvez mortos. Nunca mais veriam a criança... Mas Hans fizera uma promessa. Devia sua vida ao pai daquele jovem. Jamais poderia esquecer isso.
* * *Amizade se escreve de muitas formas. Pode se escrever com l, de lealdade, com g, de gratidão, com c, de coragem. Mas, principalmente, com a, de amor, sentimento elevado sempre presente nas almas nobres. Pense nisso.

Relatório Preliminar de CVLI de 1 à 16 de maio;

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Apreensão de Armas em Manarí-PE;



Em Operação conjunta PMxPC, na cidade de Manari-PE, em cumprimento a mandados de busca e apreensão, foram preendidas 08 armas de fogo em poder de Antônio Matias de Oliveira e Jorge Matias de Oliveira. O grupo é suspeito de cultivar maconha na região, além de praticar homicídios. As armas apreendidas: 01 (um) revólver Taurus, Cal. 38, 06 tiros, com numeração raspada e sem munições; 01 (um) revólver Taurus, cal 38, 06 tiros nº 2002457, com 07 munições intactas; 01 (uma) Espingarda CBC, cal. 12, cano serrado, modelo 151, nº 1063180, com 03 cartuchos intactos; 01 (uma Espingarda, cal 36, com marca e numeração ilegíveis; 04 (quatro) Espingardas de grosso calibre de fabricação caseira; 07 (sete) cartuchos calibre 36 intactos 02 (dois) cartucho, e os imputados foram encaminhados à Delegcia de Itaíba para autuação em flagrante dlito.

Violência Contra a Mulher

Por volta das 11:10 horas do dia 17 de maio de 2010, na Rua Edson Leite, centro, na cidade de Sertânia, foi detido por Policiais Militares e conduzido à DP Local MARIANO QUIRINO DE SOUZA, 40 anos, residente na Rua Edson Leite, s/n°, Alto do Céu, naquela cidade, o qual agrediu fisicamente sua companheira.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Motocicleta Com Número de Chassi Adulterado;

Por volta das 21:40 horas do dia 16 de maio de 2010, no Sítio Cágado, Zona Rural do Município de Buíque-PE foi detido por Policiais Militares e conduzido à DP de Arcoverde ERACLITON DA SILVA ROCHA, 25 anos, residente no Sítio Três Riachos, Zona Rural daquele município, o qual estava conduzindo uma motocicleta com placa e chassi adulterado, a referida motocicleta foi apreendida e entregue na DPOL de Arcoverde para as providências cabíveis.

Porte Ilegal de Arma de Fogo - Buíque-PE;

Por volta das 21:40 horas do dia 16 de maio de 2010, no Sítio Cágado, Zona Rural do Município de Buíque-PE, foi detido por Policiais Militares e conduzido à DP de Arcoverde JOSÉ LENILDO DOS SANTOS ARAÚJO, 39 anos, residente no Sítio Rapadura, Zona Rural daquele município, o qual portava ilegalmente um revólver calibre 38 , que foi apreendido e entregue na Delegacia Municipal de Arcoverde juntamente com o acusados, onde o mesmo foi autuado em flagrante delito.

Menor Apreendido com Crack e Maconha;

Por volta das 17:30 horas do dia 16 de maio de 2010, na Rua Argemiro Pereira, Bairro São Miguel na cidade de Arcoverde, foi apreendido por Policiais Militares e conduzido à DP de Arcoverde um de 17 anos, residente na Rua 02 de novembro, nesta cidade, com o qual foi apreendido 01 (um) papelote de MACONHA e 01 (uma) Pedra de CRACK.

Detido Com Substância Entorpecente;

Por volta das 13:30 horas do dia 16 de maio de 2010, na Rua 18 de agosto, Bairro São Cristovão, na cidade de Arcoverde, foi detido por Policiais Militares e conduzidos à DP local CLAUDENOR MOREIRA DA SILVA, 40 anos residente na Rua Félix de França, s/n, Bairro São Cristovão, nesta cidade, com o qual foi apreendido 05 (cinco) papelotes de maconha.

Menor Portando Arma de Fogo;

Por volta das 16:15 horas do dia 14 de maio de 2010, na Rua Carlos Alberto de Barros, Vila do Presídio em Arcoverde, foi apreendido por Policiais Militares e encaminhado à DP local um adolescente de 13 anos, residente nesta cidade, o qual armado com uma espingarda de fabricação caseira ameaçava de morte os populares Valmir Carlos Nunes da Silva e José Aires Barbosa da Silva, também residentes nesta cidade. A arma foi apreendida e entregue na Delegacia para as providências cabíveis.

Parabéns Aos Aniversariantes;

Neste dia 13 de maio, Comandante, praças e oficiais do 3º BPM, parabenizaram o Cap PM Kléber Queiroz e o Sd PM Daniel pela passagem de mais o ano de vida num momento de descontração e oração oferecido aos dois. Também damos as boas vindas à pequena Letícia, filha da Sd PM Surama, nascida no último dia 10 de maio. A todos sucesso na vida.

Porte Ilegal de Arma de Fogo;

Por volta das 16:50 horas do dia 13 de maio de 2010, na Av. Inocêncio Lima, centro, na cidade de Custódia - PE, foi detido por Policiais Militares e conduzido à DP de Arcoverde JOSENILDO BEZERRA DA SILVA, 38 anos, residente na Rua Projetada, nº 11, Bairro Vila Paulista, na cidade de Custódia – PE , o qual estava de posse de um revólver calibre 38 , que foi apreendido e entregue na Delegacia, onde o acusado foi autuado em flagrante delito.

Detidos, Portando Crack;

Por volta das 17:40 horas do dia 13 de maio de 2010, na Trav. Gonçalves Maia, nº 24, Bairro São Cristovão, na cidade de Arcoverde, foram detidos por Policiais Militares e conduzidos à DP local JANILSON CÉZAR SANTOS CORDEIRO, 22 anos e AYLANE MARIA DE ANDRADE SABINO, 19 anos, residentes na Trav. Gonçalves Maia, nº 24, Bairro São Cristovão, nesta cidade, os quais estavam de posse de 23 (Vinte e Três) pedras de CRACK, 06 (seis) cartuchos de Fuzil cal. 7,62 deflagradas e R$ 35,00 (Trinta e Cinco Reais) em espécie, onde a referida droga foi apreendida e entregue na Delegacia, sendo os mesmos autuados em flagrante delito. Contra o acusado Janilson existe um Mandado de Prisão por receptação expedido pela Comarca de Arcoverde.

Momento de Reflexão;

Quando tudo parece impossível

Você pode imaginar como seria a sua vida, se tivesse nascido sem braços?

Uma pergunta para a qual talvez não tenhamos resposta, pois não ter os braços parece um desafio acima das nossas forças, já que braços e mãos são nossos instrumentos mais usados.

Agora imagine você sem braços e ainda assim dirigir um carro...

Mas não só isso: tocar guitarra também. Isso é impossível, você diz.

Pois essa é a realidade de José Antonio Meléndez Rodríguez, conhecido como Tony Meléndez.

Tony nasceu na Nicarágua e hoje é músico consagrado nos Estado Unidos, para onde se mudou com seus pais com um ano de idade, em busca de ajuda médica para corrigir um defeito num dos pés.

Na gravidez, sua mãe fez uso do medicamento talidomida, o que provocou a deformidade física.

Mas Tony não deixou que a falta dos braços o impedisse de viver. E viver com alegria.

Jamais permitiu que a limitação física lhe tirasse o prazer de cantar. Desde muito pequeno começou a tocar algumas notas musicais com os pés e logo descobriu que poderia afinar a guitarra de forma a atender sua necessidade.

Aos 18 anos Tony já tocava e cantava em eventos especiais, e fazia sucesso. Mas ele não canta, apenas. É compositor também.

Aos 25 anos, Tony teve a oportunidade de tocar sua guitarra com os pés e cantar para milhares de jovens, na presença do papa João Paulo II, na cidade de Los Ângeles, no ano de 1987.

Um disco giratório junto aos pedais do veículo também foi a solução para que Tony pudesse dirigir seu próprio automóvel, fazendo uso dos pés.

E é assim que Tony Meléndez supera suas limitações, fazendo o que muitos acham impossível, sempre com muito amor a Deus e a sua família: esposa e dois filhos adotivos.

Numa entrevista o jornalista lhe perguntou: "como tem sido sua vida sem suas mãos?"

E Tony respondeu, sempre bem-humorado: "eu não conheço as mãos, pois não as tive. Nunca tive esse dom de poder mover um dedo, de segurar um telefone, um lápis. Meus pés sempre foram meus dedos, minhas mãos".

Ao final da entrevista, o jornalista lhe perguntou: "que mensagem você daria àqueles quem têm algum problema e que estão tristes?"

"Eu digo a mesma coisa para quem não tem e para quem tem tudo: não deixem a fé ir embora de seus corações, pois às vezes temos momentos em que ninguém pode nos ajudar."

E para desafiar suas próprias potencialidades, Tony escreveu um livro autobiográfico, intitulado "A gift of hoppe" (um presente de esperança), e tem vários CD´s gravados, tendo se apresentado em 28 países.

Para finalizar, ouçamos alguns conselhos desse músico sem braços:

"Eu vejo uma pessoa como você que tem os braços, as pernas, que tem tudo, dizer: não posso, não posso.

Sim, pode; sim, pode!

Quando as pessoas me perguntam onde estão os milagres, eu sempre digo: eu vejo a mão. E quando alguém levanta a mão, para mim isso é um milagre.

Por favor, não me digam que não podem, não me digam que não podem porque vocês, vocês, podem fazer muito, muito mais.

Levantem-se e digam: eu quero, eu posso, eu vou seguir adiante.

Há um mundo inteiro só esperando a sua mão dizer sim."

Pense nisso!

E, quando tudo parecer impossível, lembre-se que basta apenas dizer: "Eu quero! Eu posso, eu vou seguir adiante."