sexta-feira, 22 de abril de 2011

PÁSCOA

Páscoa! É ser capaz de mudar, É partilhar a vida na esperança, É lutar para vencer toda sorte de sofrimento. É ajudar mais gente a ser gente, É viver em constante libertação, É crer na vida que vence a morte. É dizer sim ao amor e à vida, É investir na fraternidade, É lutar por um mundo melhor, É vivenciar a solidariedade. É renascimento, é recomeço, É uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós, Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho. É vermos que hoje... somos melhores do que fomos ontem. FELIZ PÁSCOA! São os votos de toda Equipe da Rede EAD/SENASP

quinta-feira, 21 de abril de 2011

GATI DE ARCOVERDE RECEBE NOVAS VIATURAS

COM MISSÃO ESPECÍFICA A COMBATER OS CRIMES DE ALTA PERICULOSIDADE O GATI DO 3ºBPM, MANTÉM SUAS ORIGENS SALVAGUARDANDO SUA MÍSTICA. FONTE DE SEU PRESTÍGIO ESTÁ NO RECEBIMENTO DAS NOVAS VIATURAS,VALORIZANDO SEU EFETIVO E AUMENTANDO O PODER DE IMPACTO VISUAL. DAS DUAS VIATURAS UMA É TIPO XADREZ E OUTRA TRANSPORTE DE EQUIPAMENTO.
PADRÃO!!!

TIRADENTES - PATRONO DAS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL


Joaquim José da Silva Xavier, o TIRADENTES, denominado de o “Mártir da Independência do Brasil” ou o “Pai da Inconfidência Mineira”, nasceu em 1746, próximo ao Arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, entre a Vila de São José, hoje Tiradentes e São João Del-Rei, em Minas Gerais.

Tiradentes era o quarto dentre sete irmãos, tendo ficado órfão aos 11 (onze) anos de vida. Cuidado por um padrinho, que era cirurgião, trabalhou como mascate e minerador, sendo ainda um dos donos de uma farmácia de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, onde também exercia a profissão de dentista, sendo assim conhecido: Tiradentes. Posteriormente foi militar, servindo na tropa da Capitania de Minas Gerais. Em 1781 foi nomeado como comandante da patrulha do Caminho Novo, a famosa estrada que ligava ao Rio de Janeiro, onde fazia escoltas do transporte do ouro e dos diamantes extraídos da capitania.

Crítico da espoliação do Brasil por Portugal, e conforme relatos históricos, insatisfeito por não conseguir promoção na carreira militar, porquanto atingiu apenas o posto de Alferes (corresponde a Aspirante a Oficial), pediu licença da Tropa em 1787. Morou no Rio de Janeiro, trabalhando em projetos de obras hídricas. Insatisfeito com a lentidão e a inércia administrativa da Capital, retornou à Minas, começando a pregar em Vila Rica a idéia de independência do Brasil.

Trabalhou na organização de um movimento com integrantes do clero e outras pessoas influentes, como Cláudio Manuel da Costa, antigo secretário de governo, Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor da Comarca e Inácio José de Alvarenga Peixoto, minerador. O movimento coincidia com acontecimentos mundiais, cujos comentários fervilhavam toda a colônia, tais como a independência dos Estados Unidos da América.

A alta cobrança de impostos, gerado pela “derrama”, uma cobrança forçada de 538 (quinhentos e trinta e oito) arrobas de ouro em impostos atrasados desde 1762, a ser executada pelo então governador de Minas Gerais, Luís Antônio Furtado de Mendonça, o Visconde de Barbacena, iniciou a movimentação da insurreição em Vila Rica. Os portugueses, Basílio de Brito Malheiro do Lago, Joaquim Silvério dos Reis e o açoriano Inácio Correia de Pamplona, em troca do perdão de suas dívidas com a Fazenda Real, delataram tudo ao Visconde de Barbacena. A derrama foi suspensa e os conjurados presos.

Tiradentes fugiu para o Rio de Janeiro, mas foi novamente delatado por Joaquim Silvério. Preso, assumiu tudo, sendo condenado à morte após três anos de um longo processo. Outros inconfidentes foram indultados e somente Tiradentes foi executado no dia 21 de abril de 1792.

Tiradentes após executado, foi esquartejado e salgado. A sua cabeça foi colocada dentro de uma gaiola e levada para Ouro Preto, onde foi exposta em um poste. As suas pernas cravadas em estacas na Estrada das Minas e os seus braços levados para Barbacena. O sangue de Tiradentes serviu para que fosse lavrada a certidão de cumprimento da sentença, onde foi declarada infame sua memória.

PMS RECEBEM HOMENAGENS PELO CUMPRIMENTO DO DEVER

Evento contou com presença do secretário da SDS e comandante geral da PMPE
Nada mais do que justo. Uma homenagem acompanhada de café da manhã foi promovida pelo Comando da Polícia Militar de Pernambuco na manhã desta terça-feira (19) aos policiais militares que nos últimos dias participaram de ocorrências que enalteceram a corporação Polícia Militar e a Secretaria de Defesa Social gerando grande repercussão no Estado e fora dele. Esteve presente ao evento, que aconteceu no Hotel 7 Colinas, Alto da Sé, Olinda, o secretário da Defesa Social, Wilson Sales Damázio; o Comandante da PMPE, coronel Tavares Lira, o Chefe do EMG, coronel Carlos Feitosa bem como o diretor geral de operações da PM, coronel Éden Vespaziano, os comandantes de áreas e dos Batalhões dos quais os policiais fazem parte
Foram homenageados três PMs que na última sexta-feira (15) inibiram a invasão a um Posto Policial na cidade de Araçoiaba, Região Metropolitana do Recife. A intenção dos bandidos era arrombar o caixa eletrônico do Bradesco e levar as armas do posto policial; Outro policial que recebeu elogios foi um soldado que evitou a morte da atendente de uma farmácia, em Garanhuns, feita refém durante assalto ao estabelecimento quinta-feira (14); bem como dois policiais do Grupo de Apóio Tático Itinerante (GATI), que no dia 23 de janeiro deste ano, durante uma blitz na BR-424, entre os município de Caetés e Capoeira, abordaram três suspeitos de cometer um assalto também na cidade de Garanhuns.
O secretário da SDS, Wilson Damázio, parabenizou os policiais pelo trabalho bem sucedido. “Graças a profissionais de grande coragem que a criminalidade vem diminuindo, principalmente por arriscar suas vidas em prol do bem estar da sociedade. Estou muito feliz em compartilhar com vocês este momento”, disse o secretário.
Um dos policiais que participou da ocorrência em Araçoiaba falou sobre o acontecido. “Pensei ser os últimos momentos da minha vida, pelo menos tinham oito bandidos atirando contra a gente. Mas, graças a Deus a equipe estava atenta inibimos a ação deles”, contou.
Fonte SDS

quarta-feira, 20 de abril de 2011

POLÍCIA FRUSTRA TENTATIVA DE FUGA DO PRESÍDIO BRITO ALVES, EM ARCOVERDE


Uma tentativa frustrada de fuga do Presídio Brito Alves, Arcoverde, aconteceu na madrugada desta segunda, 18. Por volta das 02:30 da manhã, a Central de Rádio do 3º BPM recebeu uma ligação do Presídio informando que estava havendo uma tentativa de fuga. De imediato, todas as Guarnições Táticas fizeram um deslocamento para o local, com duas equipes do GATI juntamente com as demais viaturas da área.
O Presídio também enfrenta superlotação
Foi feito um cerco em redor do Presídio, e uma equipe adentrou na unidade. Seis detentos tentavam se aproximar da Guarita 06 visando pular. Com o cerco os detentos foram localizados e capturados. Eles cerraram dois ferros da cela 09 do pavilhão A e pretendiam escalar o muro para fugir. Os detentos, identificados como Rafael Oliveira da Silva,25anos , Jose Francisco da Silva, 23anos, Silvânio Clemente de Souza, 19 anos, Rosivam Rodrigues dos Anjos, 20 anos, Lindomar Barbosa da Silva, 33 anos e Jackson Lucas Oliveira, 27 anos, diante de mais de quarenta policiais mobilizados na ação, se renderam.
Informações: Nill Juniir

segunda-feira, 18 de abril de 2011

"Dirija Sem Álcool";

O Pelotão de Trânsito do 3º BPM vem realizando uma Campanha de Conscientização para os motoristas da cidade de Arcoverde-PE “Dirija Sem Álcool”, sem precedentes na região. A distribuição de Bafômetros descartáveis aos frequentantes de bares da região tem por objetivo alertar principalmente os condutores de veículos automotores a respeito do perigo de dirigir sob o efeito do Álcool mesmo em pequenas doses. Daí o condutor poderá efetuar o teste em si mesmo sem nenhum prejuízo administrativo, buscando apenas a conscientização como preconiza a campanha.

Direção Perigosa;

No dia 17 de abril de 2011, foi retido por policiais da ROCAM de Arcoverde-PE, José Ferreira de Lima, o qual praticava direção perigosa na BR 232 Km 260 e apresentava sinais de haver ingerido bebida alcoólica. A ocorrência foi repassada para a Polícia Rodoviária Federal.

Não espere acontecer

Era uma vez um rei que possuía larga extensão de terras. Habituado a caminhar pelo seu reino, certa ocasião o soberano irritou-se com a aspereza do solo que lhe feria os pés. Determinou que todas as estradas e todos os caminhos fossem cobertos por macios e belos tapetes. Todos os súditos se empenharam em realizar a louca e difícil tarefa imposta pelo monarca. Passaram-se alguns anos sem que o trabalho pudesse ser concluído. Um dia, o exigente soberano, tomado por uma febre violenta, acabou morrendo sem ver seu desejo realizar-se. Um velho sábio, ao tomar conhecimento daquela estranha história, comentou: "pobre rei! Morreu sem concretizar seu sonho e sem saber o quão fácil isso poderia ter sido!" Ante a surpresa e a discordância manifestada por aqueles que o ouviam, esclareceu: "se o rei não queria ferir-se com a aspereza dos solos, bastaria que cortasse dois pedacinhos de tapete e os colasse na sola de seus próprios pés. Se assim tivesse agido, para ele, todo o seu reino seria acarpetado." Críticos sagazes, somos hábeis em tecer comentários cruéis a respeito de pessoas e de situações. Somos ágeis em relacionar o que não nos agrada nos mais diversos lugares e ambientes. Temos olhos de águia para criticar e condenar. Estabelecemos listas infindáveis de coisas a serem melhoradas e corrigidas pelos outros. Temos a convicção de que "se não fosse pelos erros dos outros o mundo poderia ser muito melhor." Agimos como se fôssemos meros espectadores e como se não nos coubesse qualquer responsabilidade perante a vida. Esperamos que as coisas se resolvam por si só, ou ainda, que as outras pessoas façam algo por nós. Queremos um mundo onde as estradas sejam acarpetadas para garantir maciez aos nossos pés. Mas, esperamos que os outros cubram nossos caminhos com belos e ricos tapetes. Delegamos ao resto da humanidade a responsabilidade por toda a nossa desdita e pela nossa ventura. Em virtude disso, vemo-nos destinados a reclamar infinitamente pela não realização de nossos sonhos. Sonhos esses que teriam grandes chances de se concretizar se nos dispuséssemos a fazer a parte que nos cabe. Não aguardemos pela iniciativa dos que nos cercam na realização do que a todos compete efetuar. Quem cruza os braços em função da inércia alheia, confunde-se na multidão dos que nada fazem. Responsabilizar os outros não produz nada de útil. Apontar equívocos alheios não nos autoriza a ignorar os nossos próprios. Ser capaz de reclamar não nos aprimora, nem garante a correção das falhas que apuramos. Abandonemos a acomodação que há tanto nos acompanha e livremo-nos das garras da preguiça que nos alicia. Tenhamos disposição para fazer o que nosso conhecimento e nossa capacidade nos permitem. Pouco a pouco, a gota corrompe a pedra. O raio de luz vence a escuridão. O vento move a montanha e esculpe as rochas. Demonstra a natureza que cada qual detém a possibilidade de alterar o que parece imutável. Cada um, singela e constantemente agindo, pode marcar a face da história e transformar o rumo da vida. Atos simples que não exigirão heroísmo, nem bravura, de nenhum de nós. Atos cotidianos e aparentemente banais, mas que, em verdade, integram a missão individual de cada um perante Deus. Pensemos nisso.