quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Riqueza e Pobreza;

Aquela mãe era muito especial. Com dez filhos, ela conseguiu educar sua filha até à segunda série, sem que ela se desse conta da pobreza em que vivia. Afinal, a menina tinha tudo que precisava: nove irmãos e irmãs para brincar, livros para ler, uma boneca feita de retalhos e roupas limpas que ela habilmente remendava ou, às vezes, fazia. À noite, ela lavava e trançava o cabelo da filha para que ela fosse à escola no dia seguinte. Seus sapatos estavam sempre limpos e engraxados. A menina era feliz na escola. Adorava o cheiro de lápis novos e do papel grosso que a professora distribuía para os trabalhos. Até o dia em que, subindo os degraus da escola, encontrou duas meninas mais velhas. Uma segredou para a outra: "Olha, essa é a menina pobre." E riram. Mary ficou transtornada. No caminho para casa, ficou imaginando por que as meninas a consideravam pobre. Então, olhou para seu vestido e, pela primeira vez, notou como era desbotado. Um vinco na bainha denunciava que tinha sido aproveitado. Olhou para os pesados sapatos de menino que estava usando e se sentiu envergonhada por serem tão feios. Quando chegou em casa, sentia pena de si própria. Também pela primeira vez descobriu que o tapete da cozinha era velho, que havia manchas de dedos na pintura meio descascada das portas. Tudo lhe pareceu feio e acanhado. Trancou-se em seu quarto até à hora do jantar perguntando-se por que sua mãe nunca lhe contara que eles eram pobres. Decidiu sair do quarto e enfrentar sua mãe. "Nós somos pobres?" Perguntou de repente. Ficou esperando que sua mãe negasse ou desse uma explicação satisfatória. "Pobres?" Repetiu a mulher, pousando a faca com que descascava batatas. "Não, não somos pobres. Olhe para tudo que temos." Apontou para os filhos que brincavam na outra sala. Através dos olhos de sua mãe, a menina pôde ver o fogo da lareira que enchia a casa com seu calor, as cortinas coloridas e os tapetes de retalhos que enfeitavam a casa. Viu o prato cheio de biscoitos de aveia sobre a cômoda. Do lado de fora, o quintal que oferecia alegria e ventura para dez crianças. "Talvez algumas pessoas pensem que somos pobres em matéria de dinheiro, mas temos tanto..." E com um sorriso, a mulher se virou para preparar mais uma refeição para sua família. Em sua grandeza, ela nem se dava conta que, a cada noite, ela alimentava muito mais do que estômagos vazios. Ela alimentava o coração e a alma de cada um dos filhos.
* * *


Riqueza e pobreza podem ser tidas como formas de se encarar o mundo. Para quem idealiza que recursos amoedados lhe poderão conceder tudo o que deseje em coisas materiais, riqueza será ter muito dinheiro à disposição. Para quem pense na vida como uma extraordinária experiência, em que os sentimentos sejam prioridade, com certeza pensará que pobre é quem não tem a quem amar ou que o ame. Recursos como saúde, família, afeto não se adquire senão com zelo, empenho e amor.

Tentativa do Homicídio;

Por volta das 00h30 do dia 11 de outubro de 2010, no Povoado Mata Verde, Zona rural, Tupanatinga-PE, foi vítima de tentativa de homicídio MARIA QUITÉRIA DA SILVA, amasiada, agricultora, residente no Povoado Mata Verde, tendo como acusado, JOSÉ MARIA MACHADO RODRIGUES, amasiado, agricultor, residente no Povoado Mata Verde, o qual efetuou vários disparos de arma de fogo contra a vítima, o mesmo ao avistar a presença da policia evadiu-se do local, deixando no interior do referido endereço 01 (um) revólver da marca TAURUS, cal. 38 de Nº 70555, com 03 (Três) munições deflagradas.

Direção Perigosa;

Por volta das 21h30min do dia 10 de outubro de 2010, na Rua Frei Damião na vila da Rodoviária em Arcoverde, foi detido por Policiais Militares e conduzido a DP local, ALLISON ALAN DE ALBUQUERQUE FREITAS, 22 anos, residente na Rua José de Oliveira Calado, nº168, bairro São Cristovão nesta cidade, o qual após ingerir bebida alcoólica praticava direção perigosa.

Arma Apreendida em Tupanatinga-PE;

Por volta das 16h00min do dia 10 de outubro de 2010, no Distrito de Mata Verde zona rural do município de Tupanatinga, foi detido por Policiais Militares e conduzido a DP local, JOSÉ RINALDO BEZERRA DE AGUIAR, 36 anos, residente na Estrada Guarujá/Bertioga, Peruíbe São Paulo, o qual portava ilegalmente uma pistola cal. 380, marca TAURUS, sendo o referido autuado em flagrante delito.

Porte Ilegal de Arma;

Por volta das 15h40min do dia 10 de outubro de 2010, na PE 265, acesso ao Povoado Pernambuquinho/Sertania, foi apreendido por Policiais Militares e conduzido a DP local, um adolescente de 15 anos, o qual portava ilegalmente 02(duas) Espingardas soca-soca, 01(um) recipiente com pólvora e chumbo e uma faca peixeira.

Porte Ilegal de Arma;

Por volta das 15h10min do dia 10 de outubro de 2010, no povoado de Mata Verde zona rural do município de Tupanatinga, foi detida por Policiais Militares e conduzida a DP local, LUCIA CLEIDE VITAL SILVA, 30 anos, residente no povoado Mata Verde naquele município, a qual possuía ilegalmente em seu estabelecimento comercial, uma Espingarda cal.16, marca CBC.

Desacato a Funcionario Público;

Por volta das 10h05min do dia 10 de outubro de 2010, bairro centro, na cidade de Custódia, foram detidos por Policiais Militares e conduzidos a DP local, JEDSON BEZERRA LOPES, 23 anos, residente na Corina Pereira, bairro Redenção, e MANOEL ALVES dos SANTOS JÚNIOR, 24 anos, residente na Rua Projetada, bairro Redenção, ambos na cidade de Custódia, os quais desrespeitaram e desacataram Funcionários Públicos no Hospital local.

Dirigir sem Portar Documentos do Veículo;

Por volta das 09h40min do dia 10 de outubro de 2010, no bairro Frei Damião, cidade de Buíque, foi detido por Policiais Militares e conduzido a DP local, JOÃO EVANGELISTA DOS SANTOS, 24 anos, casado, residente Sítio Fernandes, na cidade de Buíque, o qual conduzia uma moto HONDA Bros-150, cor azul, sem placas, e não portava a documentação regulamentar do veículo.

Apreensão de Arma em Ibimirim-PE;

Por volta das 02h30min do dia 10 de outubro de 2010, no Sítio Santa Rosa no município de Ibimirim, durante a realização de uma Pega de boi no mato na Fazenda Sacomã, foi localizado por Policiais Militares e entregue na DP local, um revolver calibre 38 de marca Taurus com 04(quatro) munições intactas.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Arma de Fogo Apreendida em Manarí-PE

Por volta das 23h40 do dia 09 de outubro de 2010, na Rua da Quadra, cidade Manari, foi detido e conduzido para a DP, nesta cidade de Arcoverde, o imputado ANTÔNIO CARLOS TENÓRIO, 41 anos, residente no Sítio Morro Velho, Zona Rural, naquela cidade, o qual possuía no interior de seu veículo D-20, um revólver cal. 38, e com 6 munições.

Armas de Fogo Apreendidas em Itaíba-PE;

Por volta das 11h00 do dia 09 de outubro de 2010, na estrada de acesso a cidade de Itaíba, foram detidos por Policiais Militares e conduzidos à DP de Arcoverde, onde foram autuados em flagrante delito, os imputados JOSÉ RODOLFO DE CARVALHO, 28 anos, CIDE PEREIRA, 52 anos, MANOEL DA SILVA BATISTA, 48 anos, FRANCISCA JANETE DE CARVALHO, 26 anos, MANOEL PORFÍRIO DA SILVA, 32 anos, todos são ciganos, residentes na cidade de Manari-PE. Os mesmos transitavam em um caminhão, e após ser feita uma abordagem, foram apreendidos dentro das bolsas dos imputados 06 (seis) revólveres, cal. 38.

Homicida Preso em Flagrante em Pedra-PE;

Por volta das 19h30 do dia 08 de outubro de 2010, na Fazenda Caldeirão, zona rural do município da Pedra-PE, foi assassinado com golpes de faca peixeira, JOSÉ DOS SANTOS, 47 anos, residente na referida fazenda. JOSÉ VITAL MORAIS DA SILVA , 44 anos, residente no Sítio Riacho do Pau, zona rural daquele município, foi detido por Policiais Militares e conduzido à DP local, para ser autuado em flagrante delito pela prática do homicídio.

Mandado de Prisão Cumprido em Pedra-PE;

Por volta das 05h20 do dia 08 de outubro de 2010, no Sítio Ribeirinha, zona rural da cidade da Pedra – PE, foi preso por policiais militares e conduzido a DP da cidade de Arcoverde, CLÁUDIO BEZERRA DOS SANTOS, 23 anos, residente na Rua dos Canos nº 410, bairro Sucupira no município de Arcoverde – PE, por haver em seu desfavor um mandado de prisão expedido pelo Exmoº Sr. Juiz da Comarca de Arcoverde.